Serve um Teras

Olá amigos!
Aqui estamos outra vez trazendo uma boa musica enaltecendo o nosso amado Tereré
Pra vocês essa super banda que nos traz esse sonzão animado e descontraído em homenagem ao tereré, bebida cultural que refresca nossas vidas

Segundo o Blog do Teras, essa musica influenciou eles, e tambem serve de inspiração para nós do Clube do Tereré Porto Velho a continuarmos trazendo novidade pra vocês!


Dia nacional do Tereré

cauma! cauma! Não é o dia nacional do tereré no Brasil, simplesmente porque essa data não existe no Brasil, mas nesse ultimo sabado de fevereiro será comemorado "El Día Nacional del Tereré" no Paraguai, Cláro!

O tereré, é um refresco que ajuda a preservar o convívio entre familiares e amigos.É servido frio ou gelado,e consumido sempre, não apenas nos dias quentes. Muitas ervas são usadas para fazer o tradicional tereré paraguaio, sendo as mais comuns a menta’i (hortelã), kapi’i katî, erva de santa lúcia, kokú, cedrón Paraguay, cedrón kapií, cola de caballo (rabo de cavalo) e burrito (burrinho).

 Amplamente consumido no Paraguai, no nordeste da Argentina e nos estados brasileiros de Paraná e Mato Grosso do Sul, o tererê é uma bebida gelada que combina mate e outras ervas refrescantes ou de uso medicinal, remetendo aos povos que habitavam estas terras antes da chegada de portugueses e espanhóis.
 
O tereré é a bebida nacional do Paraguai, uma bebida que é tão típica quanto a língua guarani.

No Paraguai, o Dia Nacional do Tereré foi criado pelo Congresso Nacional em 2010 através da Lei N ° 4261 e é comemorado todo último sábado de fevereiro

O Tereré foi declarado a bebida oficial do Paraguai e Património Cultural Nacional.

O projeto de lei estava engavetado nos arquivos do parlamento paraguaio ha algum tempo, a provação do projeto surge, curiosamente, após o anúncio de que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul iria declarar o Tererê como parte de seu patrimônio cultural imaterial, iniciativa que irritou grupos nacionalistas paraguaios, que consideram a medida como um “roubo” ou “apropriação”.
Bem, devemos lembrar nosso hermanos paraguayos que a inclusão do tererê como patrimônio sul-mato-grossense não significa que a bebida esteja sendo “roubada”, já que tombamento não significa exclusividade. 

No dia 01/04/2011, um Decreto publicado no Diário Oficial dsul-mato-grossense determinava que o tereré de Ponta Porã fosse registrado no Livro de Registro dos Saberes.
O decreto assinado pelo governador André Puccinelli atende a deliberação do Conselho Estadual de Cultura, de 16 de julho de 2010. O pedido partiu da prefeitura de Ponta Porã, que é conhecida como "Princesinha dos Ervais" por ter a história ligada ao ciclo da erva mate. 
O processo de registro de patrimônio imaterial lembra que o tereré é uma tradição passada por gerações e que a "roda de tereré" elimina diferenças sociais e promove interação.

Nosso hermanos paraguayos não precisão se preocupar, todo tererero que se prese sabe a historia do tereré, sabe da sua origem e tem respeito por isso, e tambem gratidão.

Acho um pouco de bobagem a atitude de nossos hermanos mas para apaziguar os ânimos proponho fazermos uma roda de tereré e discutirmos a criação do "Dia Internacional do Tereré". Então! gostou da ideia?
Então deixe sua opinião! 




Reportagem de TV paraguaia em 2012

Voltamos

Aló galera! estamos de volta depois de umas ferias sossegadas, sossegadas até de mais, mas o importante é que é um novo ano com muito coisa boa pela frente, esperamos trazer e compartilhar muita coisa boa sobre essa nossa paixão, principalmente muito tereré com os amigos!

http://humordeponta1.blogspot.com.br/2012/02/terere.html

E vamos começar animando as coisas com esse som do car4lh0 muito show dessa grande dupla muito legal, Evandro e Henrique com esse super som pra não ficar parado, a musica Tereré

Férias!

To de Férias! 
Mas já já voltaremos com  novidades!
Feliz Ano Novo pra todos!


Boas Fetas!




Paixão Por Tereré Vira Negócio

Você gosta de tereré? Cê ama Tereré? Já pensou em ganhar dinheiro com isso? pois veja essa matéria em que um pequeno empresário de Campo Grande montou uma franquia e agora faz sucesso com a venda de produtos e acessórios para o consumo da bebida! Isso pode lhe servir de inspiração! ;)


video

Sorvete de Tereré!!!!!!!!

Aqui em Porto Velho tá fazendo um caalor do car4$#!!! O que tem feito a gente tomar muito mais Tereré, o que não poderia ser diferente mesmo que tivese fazendo frio! Mas o que tambem combina com calor é Sorvete! E pra quem é viciado num Mate nada melhor do que aproveitar o momento e tomar um sorvete de Tereré! Só pra varaiar um pouquinho!

Divino Tereré!



O Tereré é 100% natural, possui uma grande quantidade de cafeína, sendo por isso um ótimo estimulante. Combate a depressão, diminuí os triglicerídeos no sangue, ajudando nas dietas de redução de peso e na prevenção de doenças cardíacas.
Também possui quantidades apreciáveis de vitaminas A, B, C, D, e E, e de sais minerais como cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, e de substâncias antioxidantes, como compostos fenólicos e ácido cloro gênico. Esta propriedade antioxidante retarda o envelhecimento do organismo e diminuí a probabilidade de câncer, diminuí as taxas de mau colesterol e aumentam as de bom colesterol, pesquisas indicam que combate a aterosclerose.
A riqueza em vitamina E, ajuda a regularizar as funções sexuais, pesquisas científicas preliminares indicam que pode atuar na prevenção e como auxiliar no tratamento do Mal de Parkinson.
Pesquisas feitas sugerem os seguintes efeitos benéficos: estimulante da atividade física e mental estimula a circulação, aumenta o ritmo cardíaco, facilita a digestão, favorece a evacuação (fezes) e a micção (urina), promove a regeneração celular, elimina o estado depressivo, aumenta a resistência de músculos à fadiga, aumenta a força muscular, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza a respiração, facilita a digestão, promove sensação de bem-estar e vigor, regulam as funções sexuais, efeitos benéficos na pele, previne a arteriosclerose, melhora a memória, previne gripes e alergias, diurético, diminuí colesterol e triglicerídeos, aumenta o gasto energético.

MITO ou VERDADE?
A erva tomada gelada conserva mais propriedades que servida quente?
Verdade! As substâncias e propriedades da erva se mantém intactas com temperaturas baixas, por isso orienta se a não ferver a água no caso do chimarrão e sim usar água fervente.
O tereré engorda?
Mito! Se preparado apenas com água e erva não engorda, pesquisas mostram que é justamente o contrário a erva auxilia no processo de emagrecimento tanto pela ausência de calorias quanto pelas suas propriedades.

Fonte:

Amostras de erva-mate apresentam chumbo e cádmio


Amostras de erva-mate apresentam chumbo e cádmio
Índices de 5% estão acima do permitido. Análise foi feita depois que o Uruguai recusou duas cargas do produto.
(Rio Grande do Sul)
video 
Ainda assim devemos estar atentos a qualidade dos produtos.

Data:30/07/2014

Aprenda a pagar as contas com o Guri da Erva-Mate

Você tá endividado, tá apertado, as vezes não tem nem para comprar o mate?
O Guri da Erva-Mate te dá dicas preciosas que vão ajudá-lo a colocar as contas em dia!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO