YERBA MATE COCA-COLA!



E vejam só! A mega multinacional Coca-Cola, fabricante de refrigerantes, pouco tempo atrás lançou a marca "LA VUELTA" (a volta) de erva-mate pra chimarrão na Argentina; Concorrendo com 60 marca locais de empresas tradicionais. Essa não é a primeira vez que a Coca-Cola tenta entrar no mercado Argentino de erva-mate; Em 2003 a empresa havia lançado um refrigerante de Mate chamado "NATIVA", mas a ideia não colou, foi um fracasso total.

O costume de beber chimarrão existe na Argentina há quatro séculos. No entanto, cresceu mais ainda com a crise econômica de 2001-2002, já que a erva-mate é muito mais barata que o café ou o chá. Cada argentino consome anualmente sete quilos de erva-mate, mas compra somente um quilo de café por ano. No vizinho Uruguai, o consumo é mais elevado, já que chega a 2,2 quilos de erva per capita por mês, volume que coloca os uruguaios no topo do ranking mundial de bebedores de chimarrão. O mate está presente em 98% dos lares uruguaios.

A Coca-Cola também desembarcou no mercado de erva-mate do Uruguai, o que desatou uma corrida publicitária entre as marcas existentes. Segundo a consultoria Mindshare, desde o lançamento de La Vuelta no Uruguai as empresas investiram 60% a mais em publicidade. Em um ano, La Vuelta conquistou 2% do mercado. O plano é chegar a 5% no início de 2012. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fontes:
Estadão.com.br
jornal LaNacion.com

2 Comentários:

Em construção disse...

Eu já Tomei, é bão demais...

Célio* disse...

Se é Argentina... num sei não! deve ser mais amarga que de costume!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e participe da nossa roda de tereré!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO