Erva-Mate: a rainha dos fitoterápicos

A nossa erva saborosa e refrescante é considerada um excelente ingrediente para tratamentos naturais como planta medicinal e até utilizada em dietas.
Erva-mate

Fitoterapia
Para entender melhor, podemos dizer que a fitoterapia é o estudo de plantas medicinais e suas aplicações na cura de algumas doenças. Surgiu na China por volta de 3000 a.C. e é muito confundida com "medicamentos fitoterápicos" mas há diferenças, já que estes são produtos industrializados preparados em farmácias, enquanto que na fitoterapia utiliza-se a infusão na forma de chás e extratos das plantas, ou seja, na forma mais natural.

Composto Químico
Encontra-se na erva-mate grande presença de cafeína, ácido matetânico, óleo essencial, oxalato e carbonato de cálcio, carbonato de lítio, sulfato de sódio, celulose, matérias resinosas, pépticas, entre outros. Por possuir uma imensa propriedade medicinal, a erva-mate tem sido objeto de estudo de diversos laboratórios para explorar ainda mais seus benefícios, conheça os principais:

1- elimina fadiga, estimulando a atividade física e mental;
2- atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco, diminuindo assim, a tensão arterial; atua sobre o grande simpático sem desequilibrá-lo, como o café, e harmoniza o funcionamento bulbo-medular; não produz insônia atuando diretamente sobre o sistema locomotor;
3- atua sobre o tubo digestivo, ativando os movimentos peristálticos do estômago e dos intestinos, favorecendo a evacuação e a mictação;
4- como nutritivo apresenta duas características:
a) acelera a digestão (assimilação), eliminando as perturbações digestivas;
b) contêm elementos resinosos albubinoides assimiláveis; é um anticonsumidor, verdadeiro dinamógeno.


Matéria na revista VOGUE


Rainha dos Fitoterápicos
Se quiser explorar ainda mais as propriedades da erva-mate além do tereré, poderá encontrar em fórmula de cápsulas ou até mesmo em chás em forma de sachê. Recomendamos que consulte um especialista fitoterápico para saber qual o tratamento ideal para seu organismo. Lembre-se, não vá substituindo na sua alimentação sem antes a consulta de um nutricionista.

post originario do 




Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe seu comentário e participe da nossa roda de tereré!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO