PROJETO ESCOLA DE ARTES DANIEL NÉRI


Um dos preceitos do Clube do Tereré Porto velho é apoiar e incentivar a cultura em Porto Velho, pois acreditamos que a Cultura é um elemento indispensável para o desenvolvimento das capacidades intelectuais, cidadania e qualidade de vida, e por isso temos o prazer  de lhes apresentar o projeto “Escola de Artes Prof. DANIEL NÉRI.

Um projeto social e independente, de grande valor, que vem atendendo jovens na zona leste de Porto Velho, lhes proporcionando aprendizagem com cultura e socialização, através de aulas de teoria musical e pratica com instrumentos de musica clássica, isso tudo gratuitamente. E grandes ideias como essa não nascem do nada, nascem de alguém. Começam com pessoas criativas, de iniciativa, pessoas capazes, de boa fé, falo do Professor Eliezer Gomes de Moura, professor e coordenado do projeto.

PROFESSOR ELIEZER GOMES DE MOURA
Nasceu em 1962 na cidade de Manaus, muda-se com a família para porto Velho aos 4 anos de idade. Entra para o conservatório musical aos 14 anos em Manaus. Em 1984 forma-se em flauta transversal no conservatório de musica do Educandário Nordestino Adventista – ENA. 
Logo em seguida, vai participar da orquestra sinfônica jovem de Pernambuco como estagiário de flauta transversal e também onde inicia seus estudos de clarinete e violoncelo, posteriormente volta para Rondônia 1986 e começa a se dedicar a musica sacra, cantando por 13 anos em quartetos e corais da igreja adventista. Em 1990 faz sua primeira especialização em regência para canto e orquestra sob orientação do professor e maestro williams Costa junior na universidade adventista de são Paulo – UNASP/campos 2.
Forma-se licenciado em historia na Universidade federal de Rondonia em 1994, concomitantemente com seus estudos de musica.

O PROJETO
A ideia do projeto da escola de artes é resultado de um antigo sonho que não deu certo; surge de uma decepção, uma frustração por tentar criar um projeto de musica em Guajará-mirim, fato que se concretizou, mas não foi possível a continuidade do mesmo, segundo Eliezer, por difamação e calunia de pessoas que tinham ciúmes dos resultados alcançados com tal feito. Esta frustração cria um receio, um medo de tentar de novo, e Eliezer acaba tomando a decisão de não mais trabalhar com musica.
Em Porto velho (2009), trabalhando em outra escola (E.E.E.M.F Prof. Daniel Neri), descobrem que ele é musico e professor de musica, e o convidam para ensinar a um grupo de crianças da escola para participarem do festival de musica do COEP (2009, em Porto velho) o qual vencem. Isto incentiva Eliezer a mudar de ideia sobre não mais trabalhar com musica; Mas o projeto começa, pra valer mesmo, depois de um convite da direção da escola dando incentivo para a implantação de um projeto de musica na escola, e Eliezer aceita o desafio, mas principalmente, devido as crianças da escola que se encontravam em uma situação de risco social.
O projeto é então implantado na escola, que começou pra valer as 07h30min da manhã do dia 26 de setembro de 2010, com 5 alunos e 3 instrumentos, uma flauta transversal, um violino e um clarinete.
O projeto hoje atende 87 alunos de segunda a quinta, com ensaios aos sábados, gratuitamente, com aulas de violino, piano, flauta transversal, violoncelo... Essencialmente instrumentos clássicos. Tendo como única contrapartida do aluno participar da orquestra do projeto.

E COMO O CLUBE DO TERERÉ PORTO VELHO CONHECEU O PROJETO?



Graças a uma linda mocinha chamada Natali, estudante de sociologia da
universidade federal de Rondônia, que durante uma conversa agradável, uma roda de Tereré nos falou sobre o projeto e nos convidou para conhecê-lo.

Natalí começou como aluna, mas quando descobriram que possuia anos de pratica em violino convidaram-na á lecionar, hoje é professora na Escola de Artes, mas também estuda flauta transversal e faz parte da coordenação do projeto.
 
SITUAÇÃO ATUAL
Com relação a outros órgãos ou entidades relacionadas com cultura, Pouco ou nenhum apoio da prefeitura ou do governo estadual. São poucos os instrumentos musicais e os alunos têm que compartilhar tendo que esperar sua vez para praticarem, as salas não tem isolamento acústico e as vezes falta até corda para alguns instrumentos, mas a situação começará a melhorar, em 01 setembro deste anoa a Escola de Artes Prof. DANIEL NÉRI recentemente firmou convenio com o Ministério Público do Estado de Rondônia, para subsidiar a compra de instrumentos musicais e reforma da sala da orquestra do projeto.

PESPECTIVAS
A expectativa para futuro é de conseguir mais apoio, aquisição de mais instrumentos e ampliação e melhoria das instalações para que se possa atender um número maior de alunos.
Serão implantadas a escola de dança (ballet, jazz) e Teatro; Ainda em 2011
Como diz Eliezer “por isso a escola se chama Escola de Artes”
“a ideia é minha, mas o projeto em si é da comunidade”.
  
CONTATO
Para quem ficou interessado no projeto e quer participar, como aluno, colaborador ou patrocinador, podes entrar em contato através dos telefone e dos endereços eletrônicos:
92506728
84563226

ENDEREÇO: EEEFM PROFESSOR DANIEL NERI DA SILVA, Rua Benedito Inocêncio, entre Rua José Amador dos Reis e Rua Antônio Fraga Moreira, bairro JK, Porto Velho - RO

Exibir mapa ampliado

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe seu comentário e participe da nossa roda de tereré!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO